O BEA maxi ocorre todos os dias úteis das 9h às 16h.

O Bosque Escola Avelãs maxi é a continuação do BEA pre-escolar (educação na natureza para crianças em idade pré-escolar) para crianças em idade escolar. O nosso objetivo é apoiar as famílias com crianças em ensino doméstico (homeschooling) na região, que desejam educar os seus filhos/as na natureza. O BEA maxi abre as suas portas no outono de 2021.

Por meio de um ambiente natural e artístico, pretendemos promover e apoiar os processos de aprendizagem ativa das crianças.

Somos um projeto comunitário multicultural. Como grupo de famílias profundamente envolvidas na comunidade local, também pretendemos participar de vários projetos locais / regionais, por exemplo, a pizzaria comunitária (Oficina Pirata), um mercado comunitário (Sábado Vivo), uma horta comunitária, etc.

Algumas das atividades do BEA maxi:

• Projetos multidisciplinares
  • Aprendizagem de habilidades de sobrevivência (identificação da flora e fauna locais, construção ecológica, agricultura, …)
  • Aprendizagem de habilidades para a vida (culinária, costura, limpeza, …)
  • Envolvimento em projetos comunitários
  • Educação não formal
  • Excursões para florestas / quintas / museus…
  • Jogo livre na natureza
  • Artes e atividades artesanais com elementos naturais como madeira, argila, pedra, cortiça, lã.

Alguns de nossos princípios:

• Estimular a criatividade
  • Aproveitar as várias habilidades linguísticas das crianças
  • Promover a alfabetização emocional
  • Cuidar de todos os seres vivos
  • Incentivar uma alimentação saudável e movimentos físicos
  • Cultivar um sentido de responsabilidade pessoal e coletiva
  • Estimular a autossuficiência e a autonomia
  • Tomada de decisão democrática e eficiente
  • Inclusão e igualdade de gênero

Seguimos o calendário escolar de Portugal adoptado pelo concelho de Marvão e adaptado às necessidades pedagógicas do nosso projeto.