A Quinta das Avelãs

O espaço que alberga o Bosque Escola Avelãs é a Quinta das Avelãs, cedida pela câmara municipal de Marvão à Cooperativa Descalças. Localizada na Portagem no coração do concelho de Marvão, distrito de Portalegre é um espaço de grande riqueza ambiental e ecológica.

A Quinta possui cerca de 8 hectares com uma grande variedade de flora e fauna autóctones da região onde se localiza, onde se podem encontrar aveleiras, pinheiros, sobreiros, árvores de fruto, oliveiras, bem como três fontes de água e um tanque adequado para nadar no verão, vários abrigos, uma sala-cozinha, casas de banho e uma zona de estacionamento. Sazonalmente, o espaço é partilhado com os rebanhos de ovelhas que aproveitam a abundância de alimento e simultaneamente contribuem para a manutenção do espaço.

Este é um espaço coletivo, de encontro autogerido, sem qualquer apoio institucional, que se mantém graças ao trabalho voluntário e donativos. É um espaço aberto a receber atividades relacionadas com educação, arte e ecologia. Aqui funcionam diariamente projetos como o Bosque Escola, a Terra d’Amor Humor, a cantina social, a horta comunitária, coworking e atividades regulares como, espetáculos e oficinas.

O entorno onde esta se encontra é igualmente caracterizado por vários locais com potencial para o projeto em questão, tais como: o rio Sever e a serra de São Mamede.