Breve história

O Bosque Escola Avelãs é um projeto pedagógico que emerge da comunidade e para a comunidade. Foi criado em 2017 por um grupo de famílias e educadoras, para crianças da idade pré-escolar (3 a 6 anos) e aberto a todas as pessoas que dele quiseram fazer parte. Um momento desta história foi registado em 2019 nesta reportagem do Canal Extremadura.

Acompanhando o crescimento das crianças e das famílias que se fixaram na região, em 2021 criamos o BEAmaxi, para crianças dos 6 aos 12 anos. Assim, atualmente existem dois centros de aprendizagem que respondem às necessidades das diferentes faixas etárias, o BEAmini (3 a 6 anos) e o BEAmaxi (6 a 12 anos).

O BEA tem o suporte legal da Cooperativa Cultural Descalças, cujo objeto social é a criação artística, produção, divulgação e formação cultural, principalmente nas áreas musical e teatral, a cooperação para o desenvolvimento e a intervenção social e solidária através das artes. É através da Cooperativa que o BEA faz as contratações, se candidata a financiamentos, estabelece parcerias com outras instituições, entre outros.

O BEA Integra atualmente o Laboratório de Cidadania e Inovação Territorial da Quinta das Avelãs em Marvão. Disseminador de boas práticas o BEA realiza igualmente formações e conferências pontuais nas áreas da educação na natureza e da pedagogia da floresta, abertos a toda a comunidade, nacional e internacional, atraindo educadores, professores, animadores, entre outros.

Equipa pedagógica

Rosa (acompanhante do BEA mini)

Recentemente, Rosa trabalhou num projecto de educação ativa não diretiva, onde foi responsável pelo grupo de crianças até aos 3 anos de idade; participou na criação de uma casa ninho, acompanhando crianças até aos 6 anos de idade e abriu a sua casa como ama, para cuidar de crianças de 1 a 3 anos.
Recebeu formação em Acompanhamento Respeitoso e pedagogias ativas não diretivas.
Mudou-se recentemente para a zona de La Campiña, seguindo a filosofia de uma vida simples em contacto com a natureza.

Isabel Pratinha (acompanhante do BEAmaxi)

Desde que finalizou o Mestrado Integrado em Psicologia – Especialização em Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano, tem trabalhado em diversos contextos, sobretudo escolas, tanto em ambientes de educação formal como não formal, em países como Portugal, Espanha, Letónia (escola waldorf), Roménia (infantário na floresta), Marrocos e Nepal.

Nos últimos três anos, ela trabalhou como tutora de crianças de seis a dez anos num projeto focado na educação livre e na natureza. Isabel concluiu o programa de educação na natureza nível 1 (Curso Nacional de Educação na Natureza (EDNA).

Maria Simões (conselheira pedagógica do BEAmaxi)

Maria Simões é acompanhante do projecto Bosque-Escola desde a sua criação, em Novembro de 2017. Fundadora de Descalças Cooperativa Cultural, brincóloga, palhaça, multiartista e educadora. Plantadora de árvores e companheira de animais a quem chama pelo nome.

Estudou Psicologia em Coimbra e nos Açores (onde viveu uma década bela da vida) e estudou também Criatividade e Inovação em Santiago de Compostela. Costuma aquecer corações cantando e rindo! É neta de Castelo de Vide e acredita em fadas e duendes. Depois de três anos como acompanhante responsável pelo BEA mini, é atualmente conselheira pedagógica do BEA maxi porque acredita que educar na natureza é uma das mais eficazes formas de mudar o mundo.

Programa culturalmente a Terra d’Amor Humor (0,5 hectare na Quinta das Avelãs) onde acolhe projetos educativos e sociais, trabalhando com pessoas com e sem deficiência, crianças, adultas e idosas).

Frederico Madeira (acompanhante do BEAmini)

Apesar das já algumas voltas ao sol e de todos os acontecimentos celestiais ocorridos não há provas seguras de que não nascemos todos os dias!

O Fred chegou ao BEA em 2021, como pai de uma das crianças do Bosque, tendo apoiado o Bosque Escola Maxi durante dois anos e sendo agora o acompanhante do Bosque Escola Mini.

Aprecia as várias formas de artes visuais e manuais, as artes performativas e é através destas artes que procura a auto-descoberta e a auto-desconstrução. A intensidade e o desafio inerentes à compreensão das qualidades únicas que residem em cada criança e o esforço para acompanhar o seu desenvolvimento, transformando-o numa experiência lúdica e educativa, são para ele uma fonte de motivação e fascínio. Para além disso, considera que tudo isto se desenrolar em contínua comunhão com a natureza é um privilégio, uma fonte de segurança e uma fonte de aprendizagem inestimável.

.

Comunidade

O Bosque Escola é composto pelas famílias, acompanhantes e restante comunidade em autogestão. O projeto vive também da participação voluntária das famílias, amigos/as e outras pessoas interessadas em colaborar.

Somos pessoas profundamente envolvidas na comunidade local e participamos em vários projetos locais / regionais, tais como a pizzaria comunitária (Oficina Pirata), um mercado comunitário (Sábado Vivo), uma horta comunitária, uma banda de Precursão (BatuKada na Raia), espetáculos circenses (Cabaret Insólito) etc.

Entre as famílias encontramos também uma grande variedade de saberes e serviços que prestam à comunidade local, como exemplo: padaria, cozinha, costura, carpintaria, mercearia a granel, apicultura, ensino de português língua estrangeira, música, artes e espetáculos, entre muitos outros…