No BEA mini temos um olhar individualizado sobre o local e as crianças. Cuidamos a integração de cada criança com amor, em colaboração e comunicação regular com a família.

A aquisição de conhecimento pelas crianças do BEA mini é uma aprendizagem de habilidades e competências através, sobretudo, do jogo espontâneo e de um acompanhamento emocional respeitoso, onde a natureza é a professora, a qual amamos e respeitamos. As acompanhantes observam e apoiam um trabalho com as emoções em simultâneo com o desenvolvimento cognitivo e social.

Privilegiamos a livre circulação, com limites claros, a gestão dos riscos e a autonomia da criança. Queremos que se sintam parte do meio natural, desenvolvam o sentido crítico e também apoiar sua curiosidade inata. Para promover a aprendizagem de competências tais como responsabilidade, autoestima, resiliência, consciência de si mesmo e dos outros utilizamos vários momentos do dia a dia:

• Fazemos fogueiras para nos aquecer ou preparar uma bebida quente. Isto aumenta a conexão com a natureza,  bem como  a capacidade de avaliar os riscos inerentes ao fogo, ensinando comportamentos de respeito pela natureza;
  • Fazemos caminhadas, como elo de ligação e coesão do grupo (avançamos juntos), desenvolvimento físico e motor de adaptação aos diferentes pisos, correr riscos controlados, entreajuda, cooperação ;
  • Durante o dia realizamos com as crianças jogos cooperativos, canções, rodas e contos que ajudam a criar a coesão do grupo.
  • Privilegiam-se todos os recursos que a natureza nos pode oferecer incluindo as suas matérias primas (tintas naturais, por exemplo) que sirvam as necessidades pedagógicas, lúdicas, sensoriais e motoras das crianças

Há sempre duas pessoas adultas que acompanham as crianças. As acompanhantes têm participado em diversas formações destinadas a desenvolver as suas competências em educação na Natureza, primeiros-socorros, comunicação não-violenta, entre outras. Para além destas pessoas, o projeto conta com a participação de pessoas da comunidade, voluntariado regular e a ativa participação das famílias!

Abrigos e outras estruturas de apoio:

No espaço natural contamos com vários abrigos (uma cabana de madeira, um tipie que serve como abrigo em dias de chuva e frio, onde podemos fazer uma fogueira e um toldo e cordas para abrigos pontuais / facilmente montáveis e desmontáveis). Neste contexto de natureza, os abrigos são entendidos, não só como refúgio físico mas também como lugar de aconchego, de segurança e de protecção dos afectos.

Existem ainda casas de banho secas feitas em madeira e vários lugares de brincadeira tais como os baloiços, a caixa de areia e um tanque de água da fonte, onde as crianças se refrescam nos dias quentes.

Horário e rotina

Atualmente o BEA mini decorre de terça-feira a sexta-feira, entre as 9:30h e as 16h. Da rotina no BEA fazem parte momentos como:

• Canção de boas vindas e círculo da palavra
  • Passeio pela quinta
  • Jogo livre
  • Conto
  • Atividade guiada

Adotamos o calendário escolar do Agrupamento de Escolas de Marvão, adaptando-o às nossas próprias necessidades e particularidades.