O BEA privilegia o contacto com a natureza no acompanhamento de crianças, seguindo como base a metodologia da Forest School (Pedagogia da Floresta). Por ser frequentado por crianças de diferentes nacionalidades, o multiculturalismo e o multilinguismo são uma das suas mais-valias. O português é a língua central, constituindo-se como aglutinador cultural e educativo, possibilitando através da sua aprendizagem a inserção na região de famílias de outros países e integração de novas crianças na região do Alto Alentejo, atualmente desertificada e com baixa taxa de natalidade.

O Bosque Escola utiliza materiais didáticos relacionados diretamente com o estudo da Natureza (fauna, flora, geologia, etc) e privilegia a utilização de materiais recolhidos na Natureza e materiais biodegradáveis.

Para promover o processo de autogestão, empoderamento e formação social e cívica das crianças, pretende-se criar uma Assembleia de crianças, pontual ou regular, para envolver mais as crianças na tomada de decisões relativas ao Bosque Escola.

Acompanhamento Consciente e respeituoso: CUIDADO e RESPEITO pelas crianças para que elas próprias:

• Descubram os seus próprios recursos, ferramentas, awareness (atenção plena, cuidado).
  • Recordem de que são livres de escolher a vida que desejem e possam autorrealizar-se.
  • Compreendam que o seu bem estar e felicidade é uma escolha própria e não depende de circunstâncias externas.
  • Para que experimentem a vida desde o Amor, em coerência com o seu verdadeiro Ser.

A Pedagogia da Floresta

Seguindo os princípios da educação não formal e do ensino baseado na observação das crianças e suas dinâmicas , através do jogo livre e de atividades não dirigidas, a metodologia central que guia o projeto Bosque Escola Avelãs é o da Pedagogia da Floresta.
Esta metodologia surge nos anos 50, nos países escandinavos, tendo como base o princípio da educação ao ar livre.

“A metodologia Forest School ou pedagogia da floresta tem os seguintes
princípios:
1 – Escola da Floresta é um processo de longa duração de sessões frequentes e regulares num contexto de natureza, bosque ou floresta, e não uma visita
esporádica.
2 – O programa Escola da Floresta ocorre num bosque, floresta ou num local arborizado de modo a promover o desenvolvimento de uma relação entre a
criança e o mundo natural.
3 – A Escola da Floresta tem a intenção de promover o desenvolvimento holístico de todos os envolvidos, fomentando nas crianças e jovens resiliência,
confiança, independência e criatividade.
4- A Escola da Floresta oferece às crianças e jovens a oportunidade de assumirem riscos com suporte, apropriados ao ambiente e às suas
competências e capacidades.
5- A Escola da Floresta é implementada por profissionais qualificados que atualizam e desenvolvem continuamente a sua prática.
6- A Escola da Floresta usa um leque de processos de aprendizagem centrados na criança e na sua curiosidade. “

A Escola

Tendo começado apenas com crianças muito novas, estas cresceram e novas famílias se juntaram à comunidade. Por isso o BEA também cresceu e integra agora dois ciclos de ensino/aprendizagem: O BEA mini (3-6 anos) e o BEA maxi (6-12 anos).