O Bosque escola ocorre faça chuva ou faça sol, porque acreditamos “não há mau tempo com um bom casaco”. Na educação infantil ao ar livre a roupa é um fator essencial. As crianças têm que estar vestidas apropriadamente para a estação do ano.

Durante os dias chuvosos têm que estar equipadas com um casaco e calças impermeáveis, e botas de água. Para dias frios, o melhor é o método cebola, vestir várias camadas de roupa e incluindo chapéu e luvas.

Para o calor, têm que estar equipados com chapéu que proteja do sol. A nossa quinta tem muitas sombras, pelo que a exposição direta ao sol é muito reduzida. Há um abrigo-cabana e vários espaços onde as crianças se podem refugiar se for necessário, há grandes áreas de sombra e água para se refrescarem.

A segurança é uma questão sempre levada em consideração. Seguimos uma diretriz de segurança que tanto adultos quanto crianças devem cumprir durante o tempo que passam na Escola da Floresta.

Os acompanhantes carregam consigo um estojo de primeiros socorros na mochila e têm formação específica.

Contamos igualmente com um seguro de acidentes pessoais que cobre crianças e pessoas adultas durante as atividades.

A nossa educação ensina as crianças a confiar nelas próprias, a ser autónomas e a respeitar a sua motivação para aprender. Isto deixa as crianças preparadas para qualquer tipo de escola primária.

-O sol é fonte de vitamina D, responsável por várias funções no corpo, como a fixação de cálcio nos ossos, garantir o bom funcionamento do fígado e intestinos; regulando os impulsos de fome, sede e sono;

-Fortalecimento do sistema imunológico, resistência física

-A Natureza ensina-nos que o tempo não é linear, mas é baseado em ciclos (dia e noite, estações, chuvas) com longos, constantes e pacientes intervalos. Isto nos permite relaxar e confiar na vida, aprender a aceitarmos a nós próprios.

-As atividades que as crianças desenvolvem enquanto saltam, escalam ou correm significa que elas estão a exercitar o corpo como um todo. O desenvolvimento do movimento é fundamental para desenvolver outras habilidades mais para a frente, como a linguagem.

-Entre os 3 e 6 anos, o contacto com a natureza é crucial para o desenvolvimento da criança, porque elas precisam de se movimentar, explorar e interagir com tudo o que vive ao seu redor.

-A Natureza ajuda o seu desenvolvimento em (pelo menos) três aspetos simultaneamente: No aspeto cognitivo, promovendo criatividade, concentração e linguagem; Nas habilidades sociais, promovendo um senso de responsabilidade e respeito; No desenvolvimento físico.

-Depois de dias de ar puro e exercício, as noites dormidas se tornam mais profundas e refrescantes, que podem providenciar mais energia e lucidez para o dia seguinte.

– Ao ar livre, os sentidos se desenvolvem juntos. Cheiros, barulhos, ou diferentes texturas percebidas ao mesmo tempo. Em adição, o horizonte é mais amplo para que a visão periférica seja desenvolvida, o que nos permite situar-nos no espaço.

-Está comprovado que nas escolas ao ar livre, as crianças têm 80% menos constipações, garganta irritada, infeções nos ouvidos, e outras doenças contagiosas que se podem apanhar nas outras escolas

-Aprender ao ar livre é baseado em experiências que estimulam todos os sentidos e os estudantes desenvolvem as suas próprias ideias do mundo ao seu redor. A sala de aula é a natureza e materiais ilimitados estão disponíveis para interagir.

-Fantasia e a Criatividade estão acordadas quando as crianças criam os seus jogos e brinquedos (não há brinquedos fabricados no bosque escola).

-A Natureza ajuda o seu desenvolvimento em (pelo menos) três aspetos simultaneamente. No aspeto cognitivo, promovendo criatividade, concentração e linguagem. Nas habilidades sociais, promovendo um senso de responsabilidade e respeito. No desenvolvimento físico, como dissemos anteriormente.

-Um jogo acompanhado por um ou por mais adultos. Normalmente 1 adulto
acompanha cada 5 crianças.

-Uma rotina que alterna fases não estruturadas em que as crianças têm mais autonomia e liberdade, com fases estruturadas quando o adulto assim o exige, por exemplo, ao comer ou contar uma história.

-Nestas fases não estruturadas, as crianças escolhem para quem, para onde e para onde querem se dedicar. Eles inventam seus próprios jogos com suas próprias regras. É seu próprio interesse que os move. Através do jogo eles aprendem usando os materiais que a própria natureza oferece, como paus,
pedras, folhas, flores, etc. Nesta fase, o adulto tem o papel de garantir o bem-estar físico e emocional das crianças, prestando atenção máxima, mas não interrompem quando estão imersos em suas atividades, intervindo apenas em caso de conflito ou segurança.

Nota: parte desta informação foi coletada do livro “Educar en Verde”, de Heike Freire, e do livro “Bosquecuela”, de Philip Brich, cuja leitura
recomendamos para um conhecimento mais profundo da pedagogia verde e do método Bosque Escuela. Baseia-se também no trabalho de Tamara Chubarovsky, que relaciona linguagem e movimento.