Em 2020 a Camara Municipal de Marvão e as Descalças Cooperativa Cultural iniciaram uma parceria pela qual a Câmara Municipal de Marvão cedeu a gestão da Quinta das Avelãs (Portagem-Marvão) às Descalças para implementar projetos de artes, educação e ecologia. É nesta linha que atualmente decorrem os projetos Terra de Amor-Humor, Bosque Escola Avelãs, Cantina Social, Cabaret Insolito, Férias Arte e Natureza, entre outros, que têm contribuido para a oferta pedagógica e cultural da região e atraído a fixação de jovens e famílias.

O Corpo Europeu de Solidariedade visa promover a solidariedade na sociedade europeia, envolvendo jovens e organizações em atividades de solidariedade acessíveis e de alta qualidade. Oferece aos jovens oportunidades para mostrar solidariedade através de atividades de voluntariado, estágios ou empregos, bem como projetos de solidariedade baseados na iniciativa dos jovens.

Através da Cooperativa Descalças, o BEA acolhe atualmente duas voluntárias no âmbito deste projeto. Neste momento estão no BEA a Suh e a Franju, ambas de Itália e prevemos a chegada de mais uma voluntária em Setembro de 2021. Elas participam nas atividades pedagógicas assim como em projetos parceiros (Maria d’Alegria, Férias na Quinta, Cantina Social entre outros) podendo desenvolver os seus interesses e aprendizagen nas àreas de forestschool, regeneração da natureza, sustentabilidade, alimentação e cultura. Para este projeto as Descalças obtiveram a certificação “Selo de Qualidade” que garante o cumprimento dos princípios e objetivos do Corpo Europeu de Solidariedade.
Se estiveres à procura de um desafio e com vontade de dedicar tempo a desenvolver um projeto comunitário de aprendizagem, junta-te ao Corpo Europeu de Solidariedade e escolhe participar neste projeto.

Amadrinhado pelas Descalças Cooperativa Cultural o projeto define-se pelo seu caráter comunitário no envolvimento diário da população local e dos concelhos vizinhos, do distrito de Portalegre a qual, participa ativamente no mesmo seja através de voluntariado, seja através da doação de bens e
materiais, seja pela dinamização de outras atividades realizadas na Quinta das Avelãs que contamina positivamente o desenvolvimento do projeto Bosque Escola Avelãs.

Maria d’Alegria é a cara des-nómada de Maria Simões que abraça 2 espaços no Alentejo: Terra d’Amor Humor (Portagem, Marvão) e Casa Maria d’Alegria (Castelo de Vide). Uma casa palhaça e um bosque a rir e a aumentar a tua FIB.

A cantina social foi um projecto criado em parceria com a Salsa em Festa no início de 2021 para fornecer refeições vegetarianas saudáveis ás crianças dos projectos educativos presentes na Quinta das avelãs.
Para além de alimentar as crianças orienta o seu trabalho pelos princípios da Cozinha Ética, pretendendo um impacto ecológico e social sustentável.
Recorre, o mais possível, a produtos locais e parte da relação de confiança e cooperação. Procura pessoas que produzam respeitando a natureza, a biodiversidade e o ciclo de vida dos alimentos. Reduz o desperdício, reutiliz e por fim recicla.

A Associação Casaprendizagem nasceu numa eco-aldeia localizada na Enterranha e formada por um grupo de famílias interessadas na opção do ensino doméstico e na natureza para a educação dos seus filhos. São frequentes os intercâmbios e formações realizadas no BEA por membros desta associação.