O Bosque Escola Avelãs (BEA) é um projecto comunitário de aprendizagem localizado em Marvão, dirigido a crianças dos 3 aos 12 anos. É um projeto de aprendizagem ao ar livre, centrado na criança, em contexto de natureza e seguindo princípios do Forest School.

O BEA foi fundado em 2017 por famílias da comunidade e é gerido pela Descalças – Cooperativa Cultural – e pelas famílias que participam nele. A comunidade do Bosque Escola Avelãs é composta pelas crianças, pelas suas famílias, acompanhantes, vizinhança e comunidade local, acrescentando-se ainda várias pessoas que voluntariamente participam nesta visão holística do projeto.

O BEA acontece na Quinta das Avelãs, um espaço que combina a floresta, na sua vertente natural, selvagem e livre; com a quinta e os princípios da permacultura de cuidar da terra, cuidar das pessoas e cuidar do futuro. Promove o Jogo livre, o flow learning e a caminhada como fios condutores de descoberta da natureza e da aprendizagem com aproximação aos conceitos de escola invisível e da natureza como professora.

Este é um projeto comunitário onde todas as famílias são bem vindas, assim como as pessoas que querem fazer parte do projeto oferecendo o seu tempo e conhecimento. Contacte-nos se tiver alguma questão ou para marcar uma visita!